Conceitos

O QUE É LINUX?

O termo Linux se refere a sistemas operacionais que utilizam o Kernel Linux. Desenvolvido pelo programador Linus Torvalds, o seu código fonte está disponível sob a licença GPL, podendo ser utilizado, estudado, modificado e distribuído livremente - com fins comerciais ou não - por qualquer pessoa, de acordo com os termos da licença. O desenvolvimento do Linux é um dos exemplos mais relevantes de colaboração de software livre e de código aberto.

O Linux é geralmente encontrado em uma distribuição Linux, que inclui o núcleo Linux, bibliotecas e utilidades, além de aplicações, como a suíte de escritório LibreOffice, um navegador de Internet (normalmente o Mozilla Firefox), entre outras. Entre as distribuições Linux, podem-se citar Ubuntu, CentOS, Debian e Red Hat Enterprise Linux.

USO DO TERMINAL

Também conhecido como shell, o terminal Linux é uma ferramenta que recebe os comandos do usuário por meio do teclado e os repassa às camadas de baixo nível do sistema operacional, funcionando como um intermediador da interação entre o usuário e o Linux.

A comunicação se estabelece em quatro níveis: o usuário executa o shell, que envia as instruções aos serviços de baixo nível. Tais serviços interagem com o kernell que, por sua vez, aciona o hardware.

Para acessar o terminal Linux, devem-se apertar, simultaneamente, as teclas Ctrl, Alt e T do teclado.

PRINCIPAIS COMANDOS